Feriado e a temperatura de outono nos convidam para um café fresquinho e bem acompanhado.

Pão de Batata DoceEste “Pão de Batata Doce” é muito fácil de preparar, cresce bem, sem demora e fica muito gostoso. Nesta versão usamos aveia em flocos finos e sementes de linhaça misturados à farinha de trigo mas, você pode substituir estes dois ingredientes por farinha integral ou por outros que você goste (chia, farelo de trigo, gérmen de trigo, quinoa, por ex).

Vamos à receita? Você vai precisar de:

2 xícaras de batata-doce já cozida, espremida — morna pra fria
1 colher de sopa bem cheia de manteiga em temperatura ambiente
1 envelope de fermento biológico seco
100 ml de água
1 ovo inteiro
1 colher de chá de sal
1 xícara de leite morno
100 g de aveia em flocos finos
1 colher de sopa de linhaça dourada
500 g de farinha de trigo

Misture o fermento com a água numa bacia de boca larga e reserve. Enquanto isso, no liquidificador, bata o ovo, o sal, a batata doce e o leite, até que se forme um creme grosso.

paodebatata_02Coloque esta mistura na bacia do fermento e junte a aveia e a linhaça. Vá acrescentando a farinha de trigo sempre aos poucos, de início com uma colher e depois sovando até que a massa desgrude das mãos. Passe a manteiga por toda a massa, sove mais um pouco e deixe descansando até dobrar de volume. Depois deste tempo — mais ou menos 1 hora — faça 2 ou 3 os pães, coloque em assadeira untada, polvilhe farinha sobre eles e faça alguns cortes diagonais. Deixe crescer novamente — de 40 minutos a 1 hora. Asse em forno médio, pré aquecido por, aproximadamente, 50 minutos ou até que dourem. E bom apetite!

claudia letti
claudia letti

Últimos posts por claudia letti (exibir todos)