“Hoje tem Risoto, então já sabe: o Risoto não espera ninguém, você é quem espera o Risoto”, já dizia minha avó Lia quando preparava esse prato  — que, cá entre nós, só ela sabia fazer! Exceto esse detalhe importantíssimo: você deve estar devidamente sentado quando o Risoto for servido;  é um prato que cai bem em qualquer hora e ocasião. Num almoço com as amigas, um jantarzinho romântico, um encontro com a turma, pra reunir a família, não sabe o que preparar? Um Risoto geralmente agrada a todos e você pode inventar uma receita de última hora com o que tiver na geladeira que é festa garantida. Para fazer qualquer Risoto só é preciso saber a Receita Base:

Para 4 pessoas:

*1 xícara de arroz arbóreo
*1 cebola picadinha
* 2 colheres de sopa de manteiga
*1/2 taça de vinho branco
*1 a 2 litros de caldo de carne (pode ser feito fervendo um naco de carne, legumes e temperos picados com antecedência — ou água)
* cheiro verde ou ervas de sua preferência (manjericão, orégano, alecrim, sálvia)
*1 pires de queijo parmesão ralado (um bom parmesão ralado em casa de preferência)
*4 colheres de sopa de nata ou creme de leite ou cream cheese (opcional)
Derreta a manteiga e refogue a cebola. Em seguida, junte o arroz, mexa bem até que ele fique bem brilhoso da manteiga e adicione o vinho branco. Deixe evaporar e comece a acrescentar o caldo — ou água — sempre aos poucos. Com calma, de concha em concha. Esse processo demora uns 10 a 15 min– que é quando você vai saborizar o seu Risoto:

Risoto_tomatesecoPTomate Seco
Para este sabor use o azeite de oliva que vem junto do tomate seco ao invés da manteiga. Coloque 1 xícara de tomates secos grosseiramente picados, acrescente orégano e manjericão (opcional) e termine de cozinhar o arroz. Quando ele estiver al dente, desligue o fogo e misture 1/2 xícara de mussarela de búfala picada. Sirva em seguida com uma boa salada de rúcula.

 

Limão Sicilianorisoto_limaoP
Antes de tudo raspe a casca de 1 limão siciliano (um pequeno dá conta do recado) e reserve o suco deste mesmo limão. Prepare a receita base e acrescente o suco do limão na metade do cozimento. Quando estiver al dente, desligue o fogo e acrescente o queijo com as raspas do limão. Este Risoto é excelente para acompanhar carnes.

 

Beterraba
risoto_beterrabaPParece incrível mas uma simples beterraba dá um Risoto maravilhoso. Você pode usar cenoura, abobrinha, chuchú, e beterraba, ralados. Eu uso tudo isso ou só a beterraba, dependendo do que tem na geladeira. O processo é o mesmo do Risoto Base, só que neste, coloco a beterraba junto com o arroz pra ir ‘colorindo’ a panela. Aos 15 min de cozimento é que coloco a cenoura, abobrinha e/ou chuchu. Quando al dente, desligo o fogo, acrescento o queijo parmesão ralado e as 4 colheres de sopa de nata.

 

Frango Escuro
Para este Risoto eu gosto de assar de 2 a 3 peitos de frango bem temperados e deixar que ele resseque na assadeira, que fique quase queimando mesmo. Você vai usar no máximo 1 1/2 peito pra o Riso e pode separar ou congelar os outros pra um salpicão ou pra servir com uma salada num outro dia. Quando estiver devidamente assado, tire a riso_frangoPforma do forno e sobre a chama do fogão, vá acrescentando água ou cerveja ou vinho, sempre aos poucos e em pouca quantidade, pra ir “limpando” a assadeira. Água é o suficiente mas dependendo do dia — ou a da generosidade da sua geladeira — use vinho ou cerveja escura. Quando começar a acrescentar o caldo de carne na receita, junte também o molho da assadeira. O frango pode ser usado picado desde o início, refogado junto com o arroz ou desfiado, quase na hora de servir. Pra servir, desligue o fogo, misture queijo e nata (opcional) e mesa! Eu gosto de servir com pera fatiada mas, qualquer salada vai bem com ele.

claudia letti
claudia letti

Últimos posts por claudia letti (exibir todos)